Os 3 Rs do PRAD, restaurar, recuperar ou reabilitar? Entenda as diferenças.

O PRAD (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas), uma parte muito importante dos processos de licenciamento ambiental, é exigido por lei em atividades que degradam ou modificam o ambiente. Já existe uma vasta bibliografia sobre o tema, e é sobre alguns termos dessa bibliografia que se refere este textoDentre estes termos, estão os 3 Rs, recuperação, restauração e reabilitação. Uma dúvida muito frequente de quem lê sobre este tema, sejam novos estudantes ou empreendedores, é: qual a diferença entre os 3 Rs? Então, vamos às suas diferenças:
  • Restauração: é a restituição da área degradada o mais próximo possível da sua condição original. É importante frisar a parte do mais próximo possível, porque é impossível restaurar em sentido literal um ecossistema ao que ele exatamente era. Dessa forma, procura-se conduzir a área degradada à uma condição próxima do que era antes da intervenção.
  • Recuperação: é a restituição da área degradada a uma condição não degradada. Ou seja, aqui não há a necessidade de restituir as condições originais como na restauração, podendo esta área recuperada ser diferente de sua condição original. A condição de área recuperada é a mais realista e a mais comum.
  • Reabilitação: é um processo de recuperação ambiental onde a área impactada é viabilizada para outros usos, como por exemplo: construção de universidades, parques ecológicos, entre outros. A reabilitação é muito utilizada para modificação da paisagem impactada.
Como podemos ver, o que diferencia cada um desses processos é o objetivo que se pretende alcançar, sendo a definição deste objetivos determinante para o sucesso ou fracasso da recuperação da área impactada. O ideal é que, quando possível e viável, seja priorizado o processo de restauração. Mas isso não é uma regra geral, pois cada situação demanda uma ação específica.
Diego D. Dias, biólogo, mestre em ecologia de biomas tropicais e consultor ambiental na Vellozia Estratégia e Consultoria Ambiental.
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